top of page

UM POUCO SOBRE BORDIM 

Ailton Sérgio Bordim Filho nasceu em Salvador na Bahia em 25 de junho de 1981.
O primeiro de 4 filhos de Rosana e Sérgio.  Viveu em Dias D'ávila com os avós paternos, outro pequeno período com avô materno em uma pequena vila de pescadores no recôncavo baiano e assim foi uma parte da infância até decidir morar sozinho, entre os 17 ou 18 anos.

20200510_184159.jpg

Rosana e seus 4 filhos. Na ordem da imagem: Mateus, Felipe, Sérgio e Rafael.

Eu2.png

Sérgio Bordim e sua mãe Rosana em 1982

Na infância sempre quieto, observador, tímido e imerso em seu mundo criativo passava horas desenhando. Na adolescência dividia o tempo entre escola, trabalho e seus estudos. Apaixonado por futebol, torcedor do São Paulo Futebol Clube, arranhava umas notas no seu violão e chegou a colecionar alguns quadrinhos.

Para o vestibular a arte nunca foi uma opção. Era um universo distante e não tinha ninguém em seu meio que tivesse uma noção de como viver deste ofício.

Memórias de uma infância que viraram aquarelas. 

A publicidade era uma escolha quase inevitável. Ingressou no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade da Cidade do Salvador em 2004 e logo iniciou sua carreira como Diretor de Arte. Trabalhou em pequenas e médias agências, e logo sentiu que precisava explorar mais sua individualidade artística. Ainda na agência de publicidade começou a estudar o desenho, chegou a fazer 2 ou 3 meses de um curso com o renomado Professor Hector Valdez mas financeiramente na época foi difícil manter os estudos. Prosseguiu sozinho até despertar seu interesse pela aquarela, a técnica ainda desconhecida desafiava sua curiosidade e a cada novo mestre aquarelista que descobrirá, a cada aquarela magistral que via sentia que era dragado para um universo sem volta, e ele não queria voltar. Já nas suas primeiras “manchas” demonstrando uma certa espontaneidade e habilidade técnica foi encorajado por sua Mãe, esposa e amigos mais próximos a seguir a carreira e assim o fez.

Captura de tela_20221121_104518.png

Sérgio Bordim em um dos exercícios do curso "Desenhando com o Coração" promovido pela Editora Solisluna.

Em 2018 foi convidado pela Editora Solisluna a participar de uma imersão em ilustração ministrada por duas grandes referências das artes visuais Ciça Fittipaldi e Gusti Rosemffet.

 

Em 2020 participou do Oriente Desoriente ministrado pela artista visual Lanussi Pasquali, responsável pela Ativa Atelier Livre, um curso voltado para o conceito e produção artística.

Em 2021 no auge da pandemia participou do curso regular de aquarela com Gonzalo Cárcamo, um dos maiores aquarelistas em atividade. Foram 9 meses intensos de aquarela com vários temas abordados. Neste mesmo ano fez mentoria com o renomado artista visual e professor Renato Alarcão. Este que sempre foi umas das principais referências nas artes visuais/ilustração desde a época da faculdade. 

Ao longo dos anos o artista se comprometeu em estudar temas que considera indispensável a qualquer profissional ligado as artes visuais, fez cursos de ilustração infantil, retrato realista, psicologia da cor e suas narrativas cromáticas, arte finalização para quadrinhos, pintura em acrílico, óleo entre outras técnicas incluindo as digitais. 

Em 2019 recebeu o convite do fotógrafo soteropolitano André Fernandes para participar da exposição coletiva OJu Okan Orixás. Por causa da Pandemia do COVID-19 a exposição só pode ser realizada em Novembro de 2022 no Palacete das Artes em Salvador.

 

Hoje segue trabalhando e estudando diariamente em seu ateliê atendendo a suas demandas artísticas e ministra oficinas e cursos de desenho e aquarela.

Sobre: Biografia
bottom of page